O Fórum de Especialistas em Moscas-das-frutas reuniu fiscais federais e estaduais de Brasília, Pará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Bahia para discutir sobre o Programa Nacional de Moscas-das-Frutas. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) representou o estado no encontro aconteceu entre os dias 11 a 13 de agosto, na Superintendência Federal do Ministério da Agricultura da Bahia (Mapa/SFA-BA).
Durante o fórum foram relatadas as experiências com as espécies de importância econômica (Anastrepha grandis, obliquoa e fraterculus, Ceratitis capitata e Bactrocera carambolae, entre outras) e as Agências apresentaram a situação da praga em cada estado. A coordenadora do Projeto da ADAB, Rita de Cássia Oliveira, mostrou dados da MOSCAMED em que aponta a redução do índice MAD (Mosca/Armadilha/Dia) de janeiro a julho de 2015, passando de 6,0 para 3,0. “Este fato deve-se ao trabalho da ADAB na fiscalização e educação sanitária, que será intensificado com campanha publicitária direcionada para a conscientização do produtor, o preço da manga e da alta do dólar”.
Como conseqüência desta reunião, foi elaborada uma minuta de decreto presidencial para ser analisada pela Ministra da Agricultura Kátia Abreu com os principais pontos para a implantação do Programa Nacional de Moscas-das-Frutas.
A superintendente federal de Agricultura, Virgínia Hagge, o diretor geral da ADAB, Oziel Oliveira, e o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Nascimento prestigiaram a abertura do fórum.
ASCOM/ADAB
Assessora de Comunicação: Amanda Almeida
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
Tel./Fax: 71. 3116-8461/8418