Com a abertura da janela de exportação de manga para os EUA, a Valexport e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizaram na tarde de ontem (30) reunião de alinhamento e atualização, objetivando melhorar o controle e reduzir o índice populacional das Moscas-das-frutas nos pomares do Vale do São Francisco. A Praga Quarentenária é o principal entrave para exportação da fruta em diversos países, por isso, dada a peculiaridade das lavouras na região, as ações são realizadas conjuntamente, envolvendo instituições e profissionais dos estados da Bahia e Pernambuco.

Voltado para Engenheiros Agrônomos e Responsáveis Técnicos – RT´s de Unidades Produtoras de mangas destinadas ao mercado americano, o encontro serviu para uniformizar procedimentos e normativas, evitando transtornos durante o processo de exportação como recusa de cargas e suspensão de propriedades ou packing house. Representando a Adab e o coordenador do Projeto de Controle das Moscas-das-Frutas, Weber Aguiar, a engenheira agrônoma e fiscal estadual agropecuário, Mércia Oliveira e o Técnico em Fiscalização, José Marques apresentaram um painel sobre o “Papel das Agências Estaduais de Defesa Agropecuária no Programa de Exportação de Mangas Destinadas aos EUA”.

“A harmonia entre os órgãos envolvidos no processo de exportação e a atualização de todos os profissionais quanto às normas e a obrigatoriedade de monitoramento e controle em âmbito Federal e Estadual demonstram a organização da cadeia produtiva como um todo”, disse o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz ao ser informado sobre a reunião. Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Adab, Vinícios Videira, a orientação sobre as ferramentas existentes é fundamental para manter a Bahia em posição de destaque no mercado externo. “As frutas brasileiras, de um modo geral, já são reconhecidas mundialmente pela sua qualidade. O controle da praga em pomares de mangas destinadas ao mercado americano mostra a responsabilidade de cada ente e fortalece a fruticultura baiana”, enfatizou Videira.

Pela manhã, na programação da reunião, os participantes também obtiveram informações sobre a “Importância Mercado Americano de Mangas no VSF”, por Tássio Lustoza, Gerente Executivo da Valexport, além de “Normativas Programa Exportação Mangas EUA - Plano De Trabalho (VALEXPORT/MAPA/USDA) - IN 20/2010”, por Antonio Romão de Almeida Junior, Fiscal Federal Agropecuário e Chefe do VIGIAGRO.

No período da tarde os organizadores promoveram um Dia de Campo na Fazenda Green Valle, apresentando a Tecnologia Success, suas características, benefícios, com demonstração da dinâmica de “Gaiolas” para a mortalidade e seletividade da praga, além de prática do uso da tecnologia na cultura da mangueira - APP Sentinela (APP de Monitoramento) por Beatriz Paranhos, Entomologista da EMBRAPA Semiárido e Fabricio Almeida Souza, Coordenador Técnico da Biofábrica Moscamed Brasil. Encerrando a programação, as características e benefícios da Tecnologia Delegate também foram apresentadas, assim como a ordem de mistura e importância do PH, por Carlos Nogueira, Entomologista da UNEB.

Ascom Adab 31.05.23

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385