Fechando com chave de ouro o último dia do I Encontro de Educação Sanitária, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), levou as experiências da Bahia no segmento. Entre elas, destaque para o Projeto Adab na Escola, o Curso de Formação de Multiplicadores, Dia de Campo, Adab na Exposição Agropecuária, Blitz Educativa, além das parcerias com entidades ligadas ao setor, incluindo Ministério Público, escolas, associações, sindicatos e federações baianas. Os materiais educativos estão disponíveis no site www.adab.ba.gov.br.

O foco do Projeto Adab na Escola utiliza ferramentas conhecidas pelos próprios alunos, com o intuito de ampliar a formação para a cidadania, como teatros, seminários e apresentações em sala. “A Adab é convidada para fazer palestras com os professores para mostrar a importância do segmento na vida em sociedade e com os pais para o uso de EPI´s, por exemplo. Entendemos que as crianças também cobram dos adultos. Por isso as escolas são parceiras fundamentais da nossa atividade”, disse a fiscal estadual agropecuário e agrônoma da Adab, Catarina Cotrim.

Outra linha de trabalho apresentada na Roda de Conversa foi a Adab Itinerante, estratégia usada pelo técnico de fiscalização Paulo de Tarso Silva. Dirigindo um veículo modelo Kombi ele e suas equipes utilizam temas da atualidade, em diversos formatos, abrangendo públicos variados. A KombinAção Sanitária, como foi batizada, é sempre bem recebida onde chega. “Nesse momento conseguimos alcançar crianças, jovens, adultos, com mensagens simples mas bastante consistentes e pertinentes, que aliam a realidade das pessoas com as necessidades da defesa agropecuária”, destacou o técnico, lembrando que na região do Litoral Norte ele usou o exemplo do desenho animado “Galinha Pintadinha” para abordar a importância da notificação para a prevenção contra a Influenza Aviária com os alunos da comunidade.

Presente ao evento e assistindo às apresentações na platéia, junto com as fiscais Monna Lisa Cruz, Kátia Lima e Liliana Dantas, o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, apontou que é preciso repensar ações e, de fato, proporcionar engajamento com sensibilidade. “A abordagem educativa na fiscalização faz diferença porque o poder da inclusão socioprodutiva favorece a defesa agropecuária. Os desafios são muitos, mas, a educação é transformadora e traz resultados positivos para o nosso trabalho”, finalizou.

Ascom Adab 05.05.23

Tel. (71) 3194-2044/ 99948-8385