O médico veterinário Rui Leal ingressou no quadro técnico da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) em 2002 e durante 10 anos esteve à frente da Diretoria de Defesa de Sanidade Animal (DDSA). Ao longo desse tempo, participou e coordenou diversas campanhas de prevenção e combate às doenças mais importantes que atingem os rebanhos. “A rotina, os compromissos da DDSA giram em torno de muito trabalho, comprometimento com a missão que me foi confiada, mas fomos vencendo cada desafio. Junto com os colegas, asseguramos a manutenção do status de Bahia zona livre de Aftosa e zona livre de Peste Suína Clássica (PSC), além de concedermos a certificação das primeiras propriedades com o status de Bahia livre de Brucelose e Tuberculose Bovina”, salienta Rui. “Agora, sigo o trabalho na autarquia, a princípio, auxiliando o novo diretor em novas empreitadas. Reconhecemos a credibilidade e competência de Carlos Augusto Spínola Chaves nesses quase 10 anos de Agência e de atuação na Defesa Animal e do prestígio que desfruta junto aos coordenadores”, reforça Rui.

Há quase um ano, Rui solicitou o afastamento da função de direção da DDSA. Volta ao cargo de fiscal estadual agropecuário, a partir dessa segunda (14).

As palavras do diretor-geral Maurício Bacelar retratam o sentimento dos adabianos sobre o agora ex-diretor da DDSA.  “Rui Teixeira Leal é servidor dedicado, competente e profundo conhecedor da defesa agropecuária, comprometido com a coisa pública, tem, reconhecidamente, serviços prestados à defesa da Bahia e do Brasil. Há tempos, solicitou afastamento do cargo de Diretor da Defesa de Sanidade Animal da Adab. Agora, em decisão conjunta com o governador Rui Costa, cedemos ao pleito de Rui Leal. Obrigado amigo pela dedicação, vamos continuar precisando de sua competência em outra função, condizente com seus conhecimentos”.


A