foto_pescador_MENU_AQUICULTURA_PEQ300x200

Na última semana, entre os dias 14 e 15 de abril, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) participou de um Workshop sobre Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo, no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em Brasília.

Segundo a coordenadora do Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos da ADAB, Isa Trindade, durante o evento foram discutidos assuntos de extrema importância para a aquicultura, atividade bastante representativa no estado da Bahia, que possui o maior litoral do Brasil e boas condições climáticas para o seu desenvolvimento.

O Workshop reuniu representantes dos órgãos de Defesa Sanitária Animal do Brasil para tratar da implementação do novo Programa Nacional de Sanidade dos Animais Aquáticos – Aquicultura com Sanidade, apresentação da Rede Nacional de Laboratórios do MPA - RENAQUA, Trânsito Nacional e Internacional de Organismos Aquáticos e convênios com os órgãos estaduais de Defesa Agropecuária.

O diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, acredita ser muito importante a implantação de um programa de sanidade para animais aquáticos, pois assim iremos avançar nas ações de vigilância, monitoramento, cadastramento de estabelecimentos e laboratórios produtores de animais aquáticos, como larvas de camarão, alevinos e principalmente de tilápia, que vem se tornando uma exploração rentável tanto para o grande produtor como para a agricultura familiar. "Este monitoramento irá nortear e padronizar a ações da defesa sanitária, objetivando a redução do risco da transmissão de enfermidades, principalmente dos animais destinados a cria e engorda", completa.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461