Há uma década a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), monitora a invasão da bactéria do HLB dos Citros, pesquisa coordenada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, em parceria com a Agência e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Este trabalho, assim como o sistema de vigilância fitossanitária para os citros na Bahia será apresentado no BioCubaAgro 2022 de hoje (06) até 10 de Junho, maior evento do segmento no mundo.

Durante a semana, serão apresentados os estudos relacionados a três bacterioses importantes para a citricultura mundial, a HLB dos Citros, Cancro Cítrico e Clorose Variegada dos Citros. A Rede CITRIBAC, idealizadora do fórum, é um projeto interinstitucional e internacional que obteve financiamento por meio do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) para a pesquisa e desenvolvimento de países Ibero-americanos.

“A Bahia está entre os cinco maiores produtores de laranja do país e a citricultura é uma valiosa cadeia produtiva para o nosso estado. A tradição de cultivo iniciada na região do Recôncavo Baiano se expandiu ao longo dos anos e chegou aos municípios do Litoral Norte, assumindo a liderança na produção estadual”, informa o diretor geral da Adab, Lázaro Pinha. Por tudo isso, segundo o diretor de Defesa Vegetal, Celso Duarte Filho, “a participação da Adab neste evento internacional demonstra, mais uma vez, que as ações desenvolvidas no Estado da Bahia têm importância para o Brasil e para o mundo e que a Defesa Sanitária Vegetal praticada pela Adab ainda é considerada de excelência e muito importante para a garantia do sucesso do Agronegócio do país”.

Integrando uma equipe de pesquisadores, professores e fitossanitaristas do Brasil, a agrônoma e coordenadora do Programa Fitossanitário dos Citros da Adab, Suely Brito participa do evento ministrando palestra sobre as “Mudanças Legislativas e o Manejo do HLB dos Citros no Brasil”, além de apresentar um pôster sobre o Sistema de Vigilância Estadual. “Muito feliz de contar para o mundo sobre o êxito conquistado pelo Brasil através da labuta das instituições parceiras Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitros), Embrapa, UFRB e a Adab. Todos os colegas e colaboradores que executaram as etapas do projeto estarão representados mediante os resultados alcançados”.