Doença ocorre em plantas de citros e exige o extermínio das plantações; índice de contaminação no Brasil está em torno de 12% dos pomares.

O governo do Uruguai confirmou nesta semana que detectou casos positivos de plantas com greening no país. O Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas do país já emitiu um alerta sanitário.

As plantas com sintomas da doença foram encontradas em uma residência na cidade de Bella Unión e, após análise laboratorial, foi confirmada a presença da doença. Nas residências e imediações de onde o foco foi identificado, foram realizadas inspeções e não houve detecção de novos casos positivos.

Com isso, foram adotadas medidas para prevenir a disseminação da doença, como monitoramento constante nas residências e nas fazendas com plantas cítricas e a continuidade do plano de ação desenvolvido há mais de 10 anos entre as instituições públicas e privadas para a gestão e controle do greening. 

O setor citrícola representa um ativo social e econômico muito importante para o Uruguai, gerando cerca 17 mil empregos diretos e indiretos e com exportação de mais de 8 milhões de dólares anualmente.

Atualmente, o greening é considerado a doença mais destrutível da citricultura e não tem cura, causando prejuízos econômicos significativos na produção de citros. Por isso, o país reforça as medidas de prevenção para evitar que a doença provoque grandes danos às propriedades citricultoras.

No Brasil, o greening já atingiu cerca de 17% dos pomares e, de acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a doença está controlada. Na Flórida (Estados Unidos), a doença já contaminou mais de 80% dos pomares. A safra 2022/23 de laranjas da Flórida somou apenas 28 milhões de caixas de 40,8 kg, 32% inferior à da temporada anterior e a menor desde o ciclo 1935/36.

O que é greening - O greening, também conhecido como huanglongbing e HLB, ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas doentes. As árvores novas afetadas não chegam a produzir e as adultas em produção sofrem uma grande queda prematura de frutos e definham ao longo do tempo. A bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus é atualmente a principal causadora da doença no Brasil, presente em mais de 99% das plantas doentes.

O greening foi identificado no Brasil em 2004, nas regiões Centro e Leste do Estado de São Paulo. Hoje, está presente em todas as regiões citrícolas paulistas e pomares de Minas Gerais e Paraná, além de Argentina, Paraguai e agora, no Uruguai.

Da Redação AgroBand