Regularizar a produção e a comercialização de produtos lácteos em Santa bárbara e região. Este é o objetivo da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), ao apresentar projeto para a construção da unidade de beneficiamento de leite, que irá organizar a cadeia produtiva, fornecendo queijo, manteiga, requeijão e demais produtos lácteos com inspeção sanitária. Na última terça-feira (20), em Santa Bárbara, foi firmado o convênio através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Ação Regional (CAR), viabilizando a construção do empreendimento.

A região produz o requeijão mais famoso da Bahia, e tem grande importância para a economia local. Manifestando sua preocupação com a segurança alimentar e a seguridade dos alimentos consumidos pela população, o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, explica que o governo incentiva a produção em Santa Bárbara, por isso, o produto precisa ser fabricado com matéria-prima inspecionada, com estrutura adequada e dentro de padrões de higiênico-sanitários. O laticínio terá capacidade de produção de 5 mil litros de leite/dia e irá receber a matéria-prima da agricultura familiar.

Durante a cerimônia de assinatura do convenio, todos os políticos, representantes das Prefeituras Municipais da região e o diretor da CAR, José Vivaldo de Mendonça Filho, ressaltaram a importância da construção do empreendimento para região, que servirá de vitrine para todo o estado. Eles ainda ressaltaram as mudanças na conduta da diretoria geral e de inspeção da Adab, no trabalho de orientação realizado para trazer indústrias informais para a legalidade, dentro das orientações técnicas de inspeção e normas específicas de controle.

A Adab foi responsável pela orientação e aprovação técnica do projeto do laticínio. “Nosso compromisso é com a saúde pública, uma vez que a elaboração do projeto para construção do laticínio veio para regularizar a atividade clandestina, lembrando que ter a cadeia produtiva do leite estruturada é garantia de oferta de um produto seguro e de qualidade para a população”, disse o coordenador de Operações Especiais, Adilson Pinheiro, que participou do evento, representando a Adab e o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária, Adriano Bouzas.

No mesmo dia, a equipe da Diretoria de Inspeção da Adab avaliou o terreno para a construção do estabelecimento, estando aprovado para o início das obras, sempre de acordo com as necessidades de sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Ascom Adab
Tel/Fax: 71. 3116-8461