Mais uma propriedade baiana alcança a certificação de “Livre de Brucelose e Tuberculose”, totalizando 12 fazendas certificadas livres da doença no Estado. A entrega do certificado foi realizada no início deste mês de março, na Fazenda EMU, propriedade de André Augusto Teixeira, município de Santo Amaro, fortalecendo a cadeia produtiva do leite na região e promovendo a oferta de alimento seguro aos consumidores.

A certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose é uma importante estratégia de atuação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Estudos apontam que, das zoonoses que afetam o homem, a brucelose é uma das mais disseminadas em todo o mundo. “Trata-se, portanto, de uma doença de impacto econômico e que afeta a saúde pública. Por isso, os produtores de leite que aderem ao Programa, ao mesmo tempo em que fortalecem a defesa agropecuária na Bahia, melhoram a qualidade de vida da população”, avalia o diretor geral da Adab, Lázaro Pinha.

Os humanos são infectados ao entrar em contato com animais ou produtos contaminados que podem causar uma gama de sintomas similares à gripe como febre, suor, dor de cabeça, dor nas costas e fraqueza. “Nos casos mais graves, a infecção atinge o sistema nervoso central ou o revestimento do coração, podendo ainda provocar inflamação nos testículos e infertilidade nos homens”, alerta o diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola, acrescentando que a brucelose também traz sintomas crônicos ou de longa duração que vão desde febre recorrente a dores nas articulações e fadiga, afetando a qualidade de vida das pessoas infectadas.

Iniciado em 2008, o processo de Certificação de Propriedades Livres para Brucelose e Tuberculose, envolve ações de educação sanitária como reuniões, palestras e seminários em conjunto com entidades parceiras. Entre os colaboradores do Programa estão o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP) através da Superintendência Federal da Agricultura na Bahia (SFA-Ba) e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb).

Segundo a Coordenadora do PNCEBT-Ba, e fiscal estadual agropecuário da Adab, Luciana Ávila, o Programa se caracteriza por ser de caráter voluntário e ter o envolvimento do Médico Veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura para realização de diagnóstico de brucelose e tuberculose em todo o seu processo. “A certificação de mais uma propriedade no estado representa a garantia de mais um rebanho livre dessas enfermidades e a segurança na oferta de seus subprodutos ao consumidor”, acrescenta a Coordenadora agradecendo ao fiscal estadual agropecuário e médico veterinário da Adab, Evandro Silva que acompanhou todo o processo de certificação da fazenda. “E ao final dos trabalhos, a defesa agropecuária tem a garantia de rebanhos saudáveis, a população recebe alimentos sem riscos sanitários e o produtor tem maior valor agregado ao seu produto”.

Fiscal estadual agropecuário e médico veterinário da Adab, Evandro Silva entrega Certificação de Fazenda Livre de Brucelose e Tuberculose a André Augusto Teixeira

Ascom Adab. 06/03/23