O processo de certificação de queijos de pequenos produtores no estado e o fortalecimento desta importante cadeia produtiva foi pauta da reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), responsável pela articulação e transversalização do processo junto à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) na tarde de ontem terça-feira (01). A reunião contou com a presença de representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Sebrae, Associação Comer Queijo e do setor produtivo. Alguns dos produtores de queijos baianos premiados no VI Prêmio Queijo Brasil, que aconteceu no mês de julho, em Blumenau, em Santa Catarina, também estiveram presentes.

A iniciativa acata determinação do governador Jerônimo Rodrigues em impulsionar a atividade de pequenos produtores com a condução da SDE para unificar os procedimentos, entre eles, a emissão do Selo de Inspeção Estadual (S.I.E). “Tivemos o prazer de receber parte dos produtores dos queijos baianos medalhistas, oportunidade em que conhecemos mais sobre esse setor produtivo e ouvimos suas demandas. Uma delas, a necessidade de apoio para que os queijos artesanais obtenham o Selo de Inspeção Estadual, que vai possibilitar que os produtos sejam comercializados nas diversas regiões do nosso estado. Entendemos essa necessidade e articulamos essa reunião junto à Adab e à CAR, no sentido de discutirmos, conjuntamente, ações que possam garantir aos queijeiros a certificação necessária para a livre comercialização de seus produtos, que inclusive já possuem a qualidade atestada por meio de premiações de nível nacional. Estamos aqui para salvaguardar o direito de quem quer trabalhar, produzir e gerar empregos”.

Para o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, a união dos diversos órgãos em torno deste objetivo é fundamental para que os pequenos produtores entrem no rol do comércio nacional. “Estamos diante de uma nova dinâmica, mais propositiva e resolutiva, com a possibilidade de publicação de novas portarias que possam se adequar à realidade atual, para que possamos facilitar e agilizar esse mercado tão importante para a economia baiana”, disse o diretor, lembrando que a Agência pode ainda viabilizar aos produtores a obtenção do Selo Arte.

Outra legislação discutida foi o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) que, segundo o Coordenador Geral de Projetos Especiais da CAR, Gilmar Bonfim, tem discussão de regulamentação da lei tramitando desde 2021. “Agora o secretário trouxe para a SDE com a ADAB, a CAR, os queijeiros e toda equipe técnica. É uma oportunidade que temos e estamos pegando com as quatro mãos e, como filho de agricultor que eu sou, desejo que isso ande bem e rápido, porque nós temos que colocar nossos produtos, de muita qualidade, nos mercados municipais e regionais e estaduais. Isso dá oportunidade de abrir mais mercados e colocar esses produtos, essas iguarias à disposição da sociedade baiana, principalmente em Salvador, que tem um público muito grande”, projetou.

Participaram da reunião os produtores João Campos, Jailton Tavares Jr., André Augusto Teixeira, Lívio Mascarenhas e Belmiro Arcoverde, o queijista João Torreão, o presidente e o vice-presidente da Associação Comer Queijo, Falco Bonfadini e Frederico Teixeira, respectivamente, além da coordenadora de Agronegócio do Sebrae, Juliana Faria.

Ascom Adab com informações Ascom SDE 02.08.23

Fotos: Mário Marques / Ascom SDE