Tudo pronto para a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa na Bahia. Até amanhã (11), gerentes e coordenadores regionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, participam de uma reunião para definir e alinhar as estratégias da vacinação que deverá ser realizada em animais de zero a 24 meses em todo o Estado, exceto na Zona de Proteção onde bovinos e bubalinos de todas as idades precisam ser imunizados contra a aftosa.

O encontro, iniciado na manha de ontem (09) em Feira de Santana, foi aberto pelo Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, que lembrou aos colaboradores da Adab, a importância da união de esforços em prol da melhoria da pecuária baiana. “Juntos sempre somos mais fortes e é por isso que a cada campanha o Estado supera metas”, disse o Secretário. “Demos um exemplo ao país sobre como ultrapassar dificuldades e manter a sanidade do rebanho no período da seca. Agora é o momento de bater mais um recorde de vacinação contra a aftosa, tendo a certeza de que unidos, os pecuaristas e o Governo do Estado, podem fazer muito mais pelo segmento em todo o Estado”, afirmou Salles.

No primeiro dia do evento os presentes participaram de um exercício simulado em emergência sanitária, desde a notificação de uma enfermidade até a ação dos fiscais estaduais agropecuários. Hoje estão programadas discussões sobre o perfil epidemiológico da Varíola Bovina a as ações de vigilância no trânsito de animais em território baiano. A programação do dia termina com uma apresentação sobre a base cadastral da Adab.

Amanhã estarão em pauta a operação da e-GTA (Guia de Trânsito Animal) na Bahia, o cronograma de vacinação contra febre aftosa e as peças publicitárias da campanha.“

Ascom / Adab