No início de setembro a Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), inaugura mais um matadouro frigorífico no Estado. A unidade, com capacidade para abater 300 bovinos/dia e com aptidão para realização de abate de ovinos, caprinos e suínos, vai funcionar no município de Guanambi.
O empreendimento é resultado de um investimento privado de aproximadamente R$ 5.500.000,00 (cinco milhões e quinhentos mil reais) e está localizado estrategicamente para atender à demanda da região. “O matadouro irá suprir uma demanda de carne inspecionada local, constituindo-se em uma forte ferramenta para a saúde pública”, enfatizou o Diretor de Inspeção, Adriano Bouzas. Com o seu funcionamento serão criados 80 empregos diretos e 240 indiretos, impulsionando o mercado regional e, principalmente, contribuindo para o crescimento do segmento agropecuário.
No último sábado foi realizado um abate experimental no matadouro frigorífico de Guanambi que tem o início das atividades previsto para a primeira semana de setembro. Sob orientação técnica da Adab, o projeto inicial – com capacidade para o abate de 30 bovinos/dia – foi ampliado para abater 300 animais. “Isso é possível em função da característica modular das instalações, que permite a adequação dos projetos à realidade local, tornando o empreendimento sustentável”, finalizou o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres.
Ascom / Adab