A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) reuniu, na última terça-feira (19), representantes de órgãos estratégicos do setor agropecuário baiano para discutir e traçar estratégias conjuntas de apoio técnico e laboratorial ao pequeno produtor.

O encontro, realizado na sede da Seagri, contou com a participação de representantes do Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (CETAB), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

A principal pauta da reunião foi a criação de um programa governamental que reúna os esforços dos órgãos presentes para oferecer serviços de análise de solo e água para irrigação, especialmente direcionados aos agricultores familiares e pequenos produtores.

Ampliando o apoio:Além das análises de solo e água, a reunião também discutiu a oferta de serviços de análise e classificação de produtos de origem vegetal, visando apoiar as agroindústrias locais. O objetivo é fortalecer a qualidade e a competitividade da produção baiana.

“A colaboração e integração entre os órgãos governamentais são fundamentais para uma comunicação eficiente e alinhada, resultando em políticas públicas mais eficazes”, salientou o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz.

Durante a reunião, Paulo Sérgio Luz enfatizou a importância desse alinhamento para fortalecer as ações em prol do desenvolvimento agrícola e pecuário, especialmente considerando que a Adab possui escritórios regionais distribuídos nos 27 territórios de identidade baianos e ainda o Laboratório de Defesa Sanitária Animal (Ladesa), que funciona no Cetab, em Salvador, e já tem credenciamento junto ao Inmetro para desenvolver análises e testes laboratoriais na defesa agropecuária.

Acordo de cooperação:Como resultado do encontro definiu a construção de um acordo de cooperação técnica para a oferta das análises de solo e outras análises laboratoriais ao produtor rural baiano. As análises serão realizadas pelo Cetab, unidade vinculada à Seagri.

"Essa iniciativa demonstra o compromisso do Governo do Estado em fortalecer o apoio técnico e laboratorial ao pequeno produtor baiano", destacou o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Wallison Torres. "Com a união de esforços entre os órgãos parceiros do setor público/privado, poderemos garantir um desenvolvimento mais sustentável e próspero para o setor agropecuário da Bahia, bem como a saúde da população”, concluiu.

Ascom Seagri 20.03.24