O grupo Business Bahia comemorou na última terça-feira (13) os três anos de regulamentação por lei estadual, do selo Made in Bahia, criado para identificar produtos e serviços genuinamente baianos. O evento, que contou com a participação do diretor de Inspeção da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), José Ramos, em representação ao diretor geral, Paulo Sério Luz, aconteceu no Espaço Mário Cravo da Casa do Comércio, em Salvador, na presença de empresários de diversos segmentos.
A palestra principal foi ministrada pelo titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, que falou sobre as ações do governo para o desenvolvimento do setor. O secretário descreveu como ele vem trabalhando no turismo, em suas diversas vertentes, com uma visão mais aberta e inclusiva de todos os segmentos, considerando que o turismo é transversal e abrange desde a indústria até a agricultura.
Neste sentido, a Adab e a Setur estão unindo esforços para operacionalizar a inserção do selo “Made in Bahia” nas rotulagens de produtos de origem agropecuária fabricados no estado com Serviço de Inspeção Estadual. “Como a regulamentação e fiscalização do cumprimento da lei são de competência do estado, estamos analisando os melhores procedimentos para agregar este valor aos produtos da Bahia, muitos dos quais já são reconhecidos pelas suas qualidades”, enfatizou o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da Adab.
No Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E) todos os produtos possuem um rótulo com número de registro para assegurar a sua origem. A perspectiva é que essa ação conjunta possa contribuir para o fortalecimento das diversas cadeias produtivas, valorizando produtos e serviços baianos.