União foi a palavra de ordem desta manhã de segunda-feira (27) durante reunião entre a Superintendência Federal da Agricultura na Bahia (SFA-BA) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). As instituições analisaram ações estratégicas para aprimorar as atividades de defesa em todo o estado, colocando a Bahia, novamente, em posição de vanguarda no cenário nacional. O foco do encontro foi a apresentação da metodologia de avaliação do Quali-SV, programa do Ministério da Agricultura cujos indicadores apontam os caminhos para oferecer melhores serviços veterinários oficiais no Estado.

O Quali-SV possui 42 componentes dentro da estrutura organizacional, recursos humanos, físicos e financeiros, competência técnica e de gestão, interação com demais segmentos da cadeia, além da capacidade de certificação para acesso a mercados. Desse total, 86% das ações já foram realizadas pela Adab. “É preciso muita responsabilidade e compromisso para gerenciar uma autarquia que já tem histórico de altos índices de excelência. Mas todas as conquistas são alcançadas com apoio e parcerias. Tenho certeza de que a tarefa grandiosa de mudar o status sanitário quanto à Febre Aftosa será exitosa, justamente, porque as atividades estão sendo discutidas em conjunto e em prol de um bem maior para a agropecuária baiana”, destacou o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz.

Na última auditoria a Bahia atingiu a média 2,6 do total de 3,0 exigido pelo MAPA. “Como somos parceiros, nossa meta é buscar a transparência nas ações. Por isso, a SFA-Ba está disposta sempre a colaborar e contribuir”, acrescentou o superintendente Fábio Alexandre Rodrigues.

O rebanho baiano é da ordem de 13 milhões de bovinos, distribuídos em 417 municípios nos 27 territórios de identidade e amparados por 57 Unidades Veterinárias Locais (UVL´s). A Bahia está há 26 anos livre da febre aftosa e integra o Bloco IV, um grupo de 11 estados que pleiteia a suspensão da vacinação contra a doença junto ao MAPA em 2024. Para isso, conforme a reunião desta manhã, alguns pontos ainda precisam de melhorias como o índice de geolocalização de propriedades rurais, o fortalecimento das ações de fiscalização do trânsito e barreiras móveis, além da distribuição das UVL´s no território baiano.

Pela tarde os dirigentes se encontraram com a Equipe Gestora Estadual do PNEFA, que realizou sua primeira reunião de 2023. Na pauta foram apresentadas as análises de risco para a febre aftosa na Bahia, com estudos elaborados pela médica veterinária da Adab e fiscal estadual agropecuário, Maria Tereza Mascarenhas, além dos resultados da 2ª etapa da campanha de vacinação 2022, cujos índices alcançaram 92%, pelo coordenador do PNEFA-Ba, José Neder. Antes de finalizar o encontro, os presentes conheceram o Plano de Comunicação Estadual para a Febre Aftosa, aprovado pelo Grupo.

"Estamos otimistas quanto à suspensão da obrigatoriedade da vacina em 2024 e com a plena convicção que a Adab está em um novo momento de reestruturação porque o Governador Jerônimo, sensível ao segmento, entende que a defesa agropecuária também é patrimônio da Bahia", finalizou o diretor geral da autarquia.