Os secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, e da Agricultura, Lucas Costa, estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (13), para discutir sobre o uso do solo. Foram analisadas as possibilidades para estabelecer uma cooperação entre a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) ea Secretaria da Agricultura (Seagri) com o intuito de montar uma rede de parceiros para mapear o usos de terra e água no Estado.
A ideia é promover uma interação com o Portal da Água, aliando os interesses das áreas de infraestrutura hídrica e agricultura. Leonardo Góes propôs ainda uma integração com instâncias federais. "Os gestores precisam conhecer seu território de atuação para tomar as decisões mais adequadas e de maneira conjunta. E uma plataforma acessível e integrada pode fornecer dados e informações valiosas e qualificadas para a o desenvolvimento da Bahia", afirmou.
O titular da Sihs acrescentou que uma reunião de trabalho será marcada com os órgãos envolvidos para estabelecer as interfaces do compartilhamento dessas informações do estado.
Para o secretário da Agricultura, esse mapeamento será também importante para estabelecer as políticas agrícolas mais consistentes para a Bahia. "Sabendo onde estão as terras, os perímetros irrigados e as necessidades de cada região, fica mais fácil atender a cada uso de forma racional, seja na agricultura, seja na infraestrutura", destacou. A reunião ocorreu no gabinete da Sihs, em Salvador.