Neste 5 de novembro, Dia do Técnico Agrícola, parabenizamos a todos os profissionais motivados pelas Escolas Agrícolas, que integram o time da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), especialmente os nossos Técnicos em Fiscalização Agropecuária, sempre dispostos a contribuir, seja através de atividades educativas, intervencionistas ou de orientação da população, para resultados eficientes e cada vez mais sustentáveis.

Para homenagear essa turma determinada e que faz a diferença no dia-a-dia da ADAB, provocamos alguns de seus representantes a definirem, de forma  criativa, o que é ser Técnico Agrícola atuando na Defesa Agropecuária.

Paulo de Tarso (Alagoinhas), Giovane (Jequié) e Luiz Eduardo (Vitória da Conquista), descreveram, em imagens e palavras a versatilidade desses profissionais tão importantes às atividades realizadas por nossa agência.

Homem Vitruviano

A ilustração criada por Giovane, é uma releitura do Homem Vitruviano, criado pelo arquiteto italiano Marcus Vitruvius, cujo raciocínio matemático envolvido, apresenta proporções perfeitas. Para Luiz Eduardo (Dado), o TFA, apresenta-se como uma espécie de Homem Vitruviano da ADAB. O profissional ideal, em "proporções laborais", ao desenvolvimento das múltiplas funções executadas pela autarquia.

“Somos homens e mulheres atuando com zelo e responsabilidade nos diversos programas sanitários, tantas vezes de forma transversalizada, utilizando nossos conhecimentos para além daqueles inerentes à atividade. Muitos de nós somos graduados nas áreas da Saúde, Ciências Agrárias, Humanas, Biológicas, Exatas; bacharéis, licenciados, tecnólogos, sanitaristas, artistas e benfeitores, de prontidão na defesa do patrimônio agropecuário da Bahia e da saúde dos baianos”, define Dado, que, além de Técnico Agrícola, é comunicador, poeta, compositor, que já foi publicado em folhetos educativos da ADAB.

Multifacetados

“Apesar de termos outras formações, fora das especificidades do âmbito da ADAB, não seríamos Técnicos em Fiscalização Agropecuária se, antes disso, não fôssemos Técnicos Agrícolas, profissão que muito me orgulha”, declara Paulo de Tarso, também piloto de drone de fiscalização certificado pelo GRAER (Grupamento Aéreo da Polícia Militar-Ba), historiador com pós-graduação em gestão de empresas, profissional multifacetado e um dos responsáveis pela concepção do desenho e montagem da homenagem.

“Além de parabenizar a todos os colegas de profissão queremos agradecer por tudo que vivenciamos e aprendemos juntos em ações de combate ao abate clandestino, imunização de animais, palestras educativas, fiscalização de estabelecimentos de produtos de origem animal e controle populacional de morcegos, vetores da raiva dos herbívoros”, diz o Técnico Agrícola, biólogo, professor, desenhista e simpatizante da defesa dos animais em condições de vulnerabilidade Giovane Batista, autor da ilustração.

A  A