A representante da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Suely Brito, recebeu na tarde da quinta-feira (18), último dia do XXV Congresso Brasileiro de Entomologia (CEB), prêmio de melhor trabalho científico da seção oral (Ácaros Fitófagos). Com o título “EDAPHIC AND CLIMATIC VARIABLES INFLUENCE ON THE INFESTATION DYNAMICS OF Brevipalpus phoenicis (ACARI: TENUIPALPIDAE) IN CITRUS ORCHARDS, o trabalho apresentou os fatores que influenciam a infestação do Ácaro da Leprose nos pomares baianos de citros.

O prêmio foi conquistado pela engenheira agrônoma e coordenadora do Programa Fitossanitário da Cultura dos Citros, Suely X. Brito Silva, durante a sessão oral “Ecologia/Biodiversidade”, tendo Denise Návia da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Ângelo Pallini da Universidade Federal de Viçosa (UFV), como avaliadores. Suely, além de fiscal estadual agropecuário da ADAB, também compõe a diretoria da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), com tesoureira.

O trabalho é fruto de parcerias interinstitucionais estabelecidas entre os segmentos da Pesquisa (Embrapa/CNPMF), Defesa Agropecuária (Adab), e Educação, através da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que integra parte da tese de doutoramento da engenheira agrônoma em Ciências Agrária, do Programa de Pós-Graduação da UFRB, sob a orientação de Francisco Ferraz Laranjeira e co-orientação de Ana Cristina F. Soares, concluído em agosto de 2011.

O congresso aconteceu no Centro de Convenções de Goiânia, Goiás, no período de 14 a 18 de setembro, com o mote “Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável”.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br