Em um clima amistoso, focado e motivado a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) iniciou na manhã desta terça-feira (28) o treinamento de pessoal para fortalecimento das Unidades Veterinárias Locais (UVL). Até o próximo dia 30, gerentes técnicos da área animal e gerentes administrativos de todos os Territórios participarão da capacitação que tem como objetivo orientar os profissionais da Agência quanto aos princípios técnico-científicos e regulamentares necessários e essenciais para a gestão das UVL.

O treinamento visa ainda estabelecer princípios e diretrizes gerais para a vigilância veterinária, fornecendo orientações para a padronização das atividades do serviço oficial e seus registros, contribuindo para o fortalecimento e avaliação da qualidade da atenção veterinária em todas as instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Participaram da abertura o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, acompanhado pelo diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Spínola, diretor de Inspeção de Produtos de Origem Animal, José Ramos e pelo coordenador Administrativo Financeiro, Cláudio Alves. O superintendente federal da Agricultura na Bahia, Fábio Alexandre Rodrigues e a gestora da Associação baiana de Avicultura (ABA), Patrícia Nascimento, também marcaram presença na abertura do treinamento.

Para o diretor geral da Adab, independente da esfera de atuação, a missão das entidades de defesa agropecuária é mesma: melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio dos produtos e subprodutos do campo. “Diante de uma meta tão grandiosa, é preciso trabalhar com alegria, dinamismo e vontade de fazer sempre o melhor. As dificuldades existem, mas, estamos aqui para superar todas elas, soerguer a Adab e mostrar a importância das nossas atividades para a Bahia e pro Brasil”, afirmou Luz. O superintendente da SFA-Ba, elogiando a disposição da atual gestão da Adab em atuar em conjunto com o órgão federal, disse que “o Ministério da Agricultura se propõe a trabalhar junto com a Adab, seja no alinhamento das fiscalizações, nos ajustes das metas, na divulgação das campanhas e nas ações de educação sanitária. Tudo isso porque prestamos um serviço essencial para nossa sociedade”.

Iniciando o Treinamento para Fortalecimento das UVL´s, pela manhã, foi feita uma apresentação sobre a área de Inspeção de Produtos de Origem Animal, pelo diretor José Ramos. Os “Impactos da Influenza Aviária na Cadeia Avícola”, foi o tema abordado pelo Coordenador do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa), André Pazos da Rocha. Pela tarde, Carlos Augusto Spínola fez suas “Considerações da Defesa Sanitária Animal” e Cláudio Alves falou sobre a “Coordenação Administrativa Financeira”. Ainda pela tarde, acompanhado pelo diretor de Inspeção da Adab, José Ramos e pela gestora da ABA, Patrícia Nascimento, o diretor geral da Adab visitou as instalações da Gujão para conhecer um pouco do parque avícola, forte vocação na região de Feira de Santana.

Dando seguimento às atividades do Treinamento, na quarta-feira (29), o “Sistema Brasileiro de Vigilância Veterinária”, a “Vigilância Veterinária/ Bases Conceituais” e a “Unidade Veterinária Local (U. V. L.) /Definição e Domínio” serão os temas do fiscal estadual agropecuário e médico veterinário da Adab de Itapetinga, Iram Ferrão. Informações sobre o Programa de Prevenção e Vigilância da Febre Aftosa serão dadas pelo coordenador do PNEFA-Ba, José Neder.

Encerrando a semana de atividades, a Coordenadora de Desenvolvimento Zoossanitári, Karina Tenisi vai falar sobre “Fiscalização de Revendas”. O Programa de Educação Sanitária será o tema abordado pela coordenadora Elane Chaves e a “Fiscalização de Eventos”, por PauloSantana, fiscal estadual agropecuário de Feira de Santana. O “Planejamento de atividades da UVL” vai ser o tema do gerente técnico do escritório local de Salvador, Leonardo Moura e, finalizando o treinamento, os participantes serão capacitados quanto ao “Cadastro e Geolocalização” por Antônio Maia, fiscal estadual agropecuário da Adab.