A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizou, nos dias 25 e 26 de agosto, em Feira de Santana, um treinamento de vigilância em alimentos para ruminantes como medida preventiva da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecida como Mal da Vaca Louca. O objetivo é capacitar médicos veterinários do serviço oficial para identificação da presença de proteína animal (cama de frango) na ração ofertada como alimento para ruminantes.
Ao todo nove médicos veterinários das coordenadorias regionais da ADAB em Teixeira de Freitas, Santa Maria da Vitoria, Paulo Afonso e Juazeiro foram instruídos durante treinamento contemplou duas etapas: teórica, com apresentações de palestras; e prática, com visitas a propriedades para demonstração da metodologia aplicada na fiscalização de alimentos.
“Os participantes irão atuar em seus municípios incrementando a vigilância para EEB, juntamente com a vigilância no abate de animais em frigoríficos e a vigilância a campo nos animais suspeitos com sintomatologia nervosa”, explicou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, ressaltando que essas mediadas fazem parte do conjunto de ações adotadas para prevenir a ocorrência do mal da vaca louca no estado.
Os fiscais estaduais agropecuários, Paulo Santana, Sérgio Vidigal Guimarães e José Neder Moreira Alves, que também é o coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias na Bahia, foram os instrutores.
Confira aqui fotos do treinamento
ASCOM/ADAB -
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia
Tel./Fax: 71. 3116-8461/8418