A CropLife Brasil e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) uniram esforços para a realização de um workshop sobre Agrotóxicos no Oeste do Estado nesta terça-feira (24) e amanhã (25). A CropLife é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, que representa 55 empresas que desenvolvem tecnologia para a produção agrícola nas áreas de defensivos químicos, biológicos, sementes e biotecnologia. O encontro tem como objetivo difundir conhecimentos sobre uso e destinação adequada dos insumos entre policiais militares, civis e federais, auditores fiscais tributários, fiscais estaduais de defesa vegetal, auditores fiscais agropecuários federais, analistas e agentes de fiscalização ambiental.

“Nesse sentido, fomentamos, disseminamos e promovemos as melhores práticas agrícolas e ações educacionais com impactos positivos na segurança no campo, na preservação do meio ambiente, na adoção e uso correto de tecnologias de defesa agrícola e na redução de práticas ilegais relacionadas aos insumos agrícolas contrabandeados e falsificados”, destaca o Gerente do Comitê de Combate a Ilegais, Nilto Mendes. Segundo ele, o comércio ilegal de insumos agrícolas é um dos maiores desafios nessa indústria, prática que já atinge mais de 20% do comércio de defensivos químicos e de sementes no País.

Para a coordenadora de Educação Sanitária da Adab, Nicoly Lima, trata-se de uma questão não só de fitossanidade, mas também de segurança pública na medida em que “a disseminação de conhecimentos e o compartilhamento de informações sobre tecnologias e métodos de identificação de produtos falsificados, contrabandeados e roubados impacta na saúde das pessoas e faz parte toda a diferença nas ações desenvolvidas pelos órgãos de fiscalização”, enfatiza a coordenadora, lembrando que a Adab tem entre suas atribuições a apreensão de agrotóxicos ilegais no Estado da Bahia.

As atividades do Workshop desta terça-feira (24) aconteceram no auditório da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Barreiras. Durante o encontro o agrônomo da Adab, Genildo Santos, fez uma apresentação sobre "Fiscalização do uso, transporte e armazenamento de agrotóxicos em propriedade rural". Amanhã o evento será realizado no auditório do Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.

Ascom Adab 24.10.23

Tel (71) 3194-2044/2022/99948-8385