A equipe de Abatedouros e Indústria Láctea da 47ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/BA) realizou uma importante ação no município de Xique-Xique, com o objetivo de verificar as condições higiênico-sanitárias dos abatedouros locais. A equipe, liderada pela fiscal da Agência Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB), Andréa Kraychete, conta também com representantes do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA) e do Ministério Público Estadual (MPE-BA).

Durante a operação, ocorrida nesta sexta-feira, 14, a equipe percorreu o mercado e o abatedouro municipal, atenta às condições de higiene, manipulação da carne, segurança dos trabalhadores, procedência dos produtos, alvará sanitário, fluxo de manipulação, entre outros aspectos relevantes. Como resultado, foram identificadas algumas inconformidades, o que levou à emissão de notificações com prazo de 15 dias para que as irregularidades sejam corrigidas.

No entanto, é importante ressaltar que a ação da equipe da FPI/BA não se limitou apenas à fiscalização e punição. Os profissionais envolvidos também tiveram um papel fundamental de orientação tanto para os açougueiros e outros profissionais do setor, como para a população em geral, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações relevantes.

Andréa Kraychete, coordenadora da equipe, destacou a importância da orientação durante o processo de fiscalização. "Estamos orientando os açougueiros sobre tudo que deve ser feito para oferecer uma carne de qualidade para a população", afirmou. Ela também ressaltou como o poder público pode contribuir para que a população tenha acesso a carnes de qualidade, mencionando a possibilidade de construção de uma unidade de beneficiamento de carnes. "Essa iniciativa permitiria que os açougueiros processassem carne do sol, charque e embutidos de forma legalizada, trazendo benefícios para toda a região", ressaltou.

A ação da FPI/BA em Xique-Xique reforça o compromisso das autoridades em garantir a segurança alimentar da população, além de promover boas práticas no setor de abate de animais e indústria de lácteos. A conscientização e a orientação são essenciais para a melhoria contínua desses estabelecimentos, visando sempre oferecer produtos de qualidade e preservar a saúde pública.

Audiência pública
Ao final das ações, será realizada audiência pública que acontece no dia 21 de julho, às 8h30 no Colégio Modelo, na cidade de Irecê.

O objetivo é apresentar os resultados da Fiscalização Preventiva Integrada para os gestores municipais, representantes da sociedade civil e organizações sociais da região.

Coordenação-geral da FPI-BA
A coordenação-geral é realizada pelos Ministérios Públicos Estadual (MPE), do Trabalho (MPT) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Órgãos e entidades integrantes da 47ª etapa da FPI-BA
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB); Agência Peixe Vivo (APV); Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia( AGENDHA); Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA); ONG Animallia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); Corpo de Bombeiros Militar-BA (CBM-BA); Comando de Policiamento Especializado (CIPPA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA); Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA); Divisão de Vigilância Sanitária-BA (DIVISA-SESAB); Fórum Baiano de Combate ao Agrotóxico (FBCA); Fundação José Silveira; Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental( GERMEN) ; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-BIO); Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA); Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA); Instituto HORI; Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional( IPHAN); Marinha do Brasil; Ministério Público Estadual (MPE); Ministério Público Federal-BA (MPF); Ministério Público do Trabalho (MPT); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA); Policia Civil; Polícia Federal; Policia Militar; Policia Rodoviária Federal; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação da Bahia (SEAGRI); Secretaria da Fazenda-BA (SEFAZ); Secretaria de Saúde-BA (SESAB); Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia(SIHS-CERB); Superintendência Regional do Trabalho-BA (SRTE); Superintendânica do Patrimônio da União (SPU); Sindicato dos Técnicos da Bahia (SINTEC); Superintendência da Defesa Civil-BA (SUDEC) e Universidade Estadual da Bahia (UNEB); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).