Projeto de Prevenção a Sigatoka Negra e Moko da Bananeira

A Bahia é o 2° produtor nacional da fruta, com área cultivada de 72.379 ha, uma produção anual de 1.083.346 toneladas e vem se destacando na produção de inflorescências de helicônias. Caracteriza-se pela produção da agricultura familiar (80%), sendo que na região semi-árida a produção é toda irrigada, principalmente em áreas de assentamento. Nas regiões do Extremo Sul e Sul da Bahia, a produção vem se profissionalizando e melhorando sua qualidade. A banana produzida no Estado tem como destino 22 Estados da Federação, mais o Distrito Federal e países do MERCOSUL.

Áreas de atuação

Em todo o Território baiano, com destaque para Bom Jesus da Lapa, Sul da Bahia, Vale do São Francisco e Extremo Sul. Vale destacar o aumento da produção de hastes de helicônias no Sul da Bahia.

Objetivo do Projeto

Prevenir e/ou retardar a introdução de Sigatoka negra no Estado da Bahia; Fiscalizar o trânsito de frutos, material propagativo e artigos regulamentados que possam vincular a praga; Prevenir e/ou retardar a introdução de Moko da bananeira no Estado da Bahia.

Principais pragas da bananicultura:

  • Pragas presentes: Mal-do-Panamá, moleque da bananeira, tripes da ferrugem dos frutos, sigatoka amarela, nematoides.
  • Pragas Ausentes: Sigatoka negra, Moko da bananeira, traça da bananeira, etc.

Exigências de Trânsito:

Para entrada de frutos oriundos de outros Estados livres de Sigatoka Negra e Moko, exige-se que a carga venha acompanhada de PTV, ressaltando que caixas de plásticos devem estar munidas de documento que comprove sua higienização e caixas de madeira são proibidas o seu retorno / Bananas e helicônias vindas dos Estados: AC, AP, AM, MG*, MS, MT, MS, PA, PR, RS, RO, RR, SC e SP (Frutos Mudas e outros Materiais Propagativos, Rizomas, Folha, Caixas de Madeira, Embalagens), a entrada é proibida / para os Estados AP, AM, PA, PE, RO, RR, e SE, proíbem-se a entrada de Frutos de Banana, Inflorescências de Helicônias, Materiais Propagativos e Rizomas.

Produtividade, produção e área plantada:

Área plantada: 72.379 ha / Produtividade: 14,97 t/ha e uma produção de 1.083.346 ton.
Há exportação do fruto para a Argentina. 


Coordenador: Alessandro Oliveira