Confirmada ocorrência da Ferrugem Asiática da Soja em lavoura comercial em Barreiras, no núcleo de Rio de Pedras, Oeste da Bahia. O alerta fitossanitário foi emitido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), na tarde desta quarta-feira (07), após a análise de material realizada no laboratório da Fundação - BA, localizado no município de Luís Eduardo Magalhães. Outros estados brasileiros também emitiram alertas para a sojicultura.

Esta foi a primeira ocorrência doença, que é propagada pelo ar, relacionada ao calendário agrícola 2023/2024 na Bahia. A diretoria de Defesa Sanitária Vegetal da Adab executa o Projeto de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) que também possui o seu Programa Fitossanitário da Soja.

Trata-se de uma doença fúngica, causada pelo Phakopsora pachyrhizi. “Entre as condições favoráveis à infecção, temos a presença de água livre sobre a superfície da folha, sendo necessário no mínimo 6 horas e temperaturas variando entre 15 °C e 28 o C”, detalha o diretor de Defesa Vegetal da Agência,Vinícios Videira, acrescentando que os sintomas podem aparecer em qualquer estágio de desenvolvimento desde os cotilédones, folhas e hastes.

Segundo ele, a confirmação da doença é realizada mediante constatação de saliências semelhantes a pequenas feridas (bolhas), que correspondem à estrutura de reprodução do fungo (urédias) no verso da folha. “Nestes locais o fungo produz seus esporos, culminando na desfolha prematura, incidindo diretamente na redução do peso dos grãos e consequentemente na perda de rendimento e qualidade da produção”, explica o diretor, informando que, na ausência das ações de controle, as lavouras podem sofrer redução de até 90%.

No Brasil primeira ocorrência da Ferrugem da Soja foi registrada em lavouras comerciais durante o calendário agrícola 2001/2002, espalhando-se pelas principais regiões produtoras. Atualmente, está entre as principais doenças que afetam as lavouras de soja brasileiras. “É uma doença extremamente agressiva, possui fácil adaptabilidade, alta resistência e facilidade na dispersão dos seus esporos por meio do vento”, enfatiza Videira.

Na Bahia as principais ações e medidas fitossanitárias que visam a prevenção e controle da Ferrugem Asiática estão previstas na Portaria ADAB nº. 235 de 15 de agosto de 2017, com destaque para o vazio sanitário no período de01 de julho a 07 de outubro, calendário de semeadurapara a cultura da soja em todo estado da Bahia no período de 08 de outubro a 15 de janeiro, prazo final para a colheita ou interrupção do ciclo da cultura em de 30 de maio. Outra medida é a proibição da semeadura e cultivo de soja em sucessão à soja, na mesma área e no mesmo ano agrícola.

Ascom Adab 07.02.24

Tel. (71) 3194-2044/2022/99948-8385