Visita Oziel Posto Rosário 01 Visita Oziel Posto Rosário 02

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) detém 23 postos de fiscalização do trânsito agropecuário distribuídos em pontos estratégicos do Estado e o Posto Fixo do Rosário, localizado no município de Correntina, divisa da Bahia com Goiás, vai ganhar novas estruturas direcionadas para melhor atender ao produtor. A região é grande responsável pela produção agrícola e escoamento, das safras de milho, soja e algodão, e, com as mudanças, irão aumentar a eficiência e a eficácia da fiscalização e melhorar a qualidade do atendimento.

Na segunda-feira (20), o diretor da Agência, Oziel Oliveira, visitou o povoado do Rosário com o objetivo de resolver às demandas dos produtores. Acompanhado pelo coordenador regional de Santa Maria da Vitória, José Gregório Napomuceno, o diretor pode constatar algumas ineficiências, como falhas no sinal da internet na região, que atrasam o lançamento dos dados no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária, e a quantidade insuficiente de funcionários para o atendimento ao produtor.

Para Oziel o governo da Bahia tem investido na melhoria da defesa agropecuária baiana e este posto, construído no início dos anos 90, no centro do Espigão Mestre, chapadão que se ergue entre os Estados da Bahia e Tocantins, estendendo-se até Goiás, está em uma área que precisa da presença mais constante das equipes de Defesa, pois é a porte de entrada de pragas e enfermidades para a Bahia.

Em paralelo, o diretor geral buscou estabelecer uma parceria com a Prefeitura de Correntina e o setor produtivo, através da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), para a abertura de um ponto de atendimento ao produtor. “Nesse local os criadores e agricultores poderão emitir as Guias de Trânsito Animal (GTAs), bem como as Permissões de Trânsito de Vegetais (PTVs), já que o Distrito fica a 220 km de distância da sede, em Correntina”. Ele mobilizou o coordenador de Barreiras Sanitárias da ADAB, Roberto Pacheco, para resolver os problemas técnicos.

A comitiva ainda visitou a construção no novo posto de fiscalização do trânsito de mercadorias Bahia-Goiás, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), com a provocação da ADAB também fazer parte da estrutura.

Ascom/Adab

Assessora – Amanda Almeida