A Assembleia Legislativa da Bahia homenageou, com o Título de Cidadão Baiano, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Júlio Cézar Busato. A sessão especial, realizada na manhã desta segunda-feira (25), estava repleta de autoridades civis, militares, amigos e familiares do homenageado, com a participação do diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, e diretoria técnica.
O Gaúcho nascido no município de Casca, Júlio Cézar Busato agora é cidadão baiano, após 27 anos vivendo no Estado. Busato agradeceu a homenagem e compartilhou a alegria com a família e todos os outros agricultores do Oeste. “Quando chegamos, até os operadores de máquina nós trouxemos do Rio Grande do Sul. Era uma época difícil”, explicou. Ao lado da família, o homenageado criou o Grupo Fazenda Busato, que gera atualmente 1.000 empregos diretos.
Essa homenagem é o reconhecimento a um dos agricultores que representam o sucesso da agropecuária da Bahia. Para Oziel Oliveira a homenagem é mais que merecida, pois Busato é respeitado por todos, além de ser um grande cidadão que, de forma humilde, tem feito muito à frente da AIBA, em benefício dos produtores do oeste baiano. “Tendo em vista que, além de residir em Luís Eduardo Magalhães, visto a camisa em prol do desenvolvimento da agropecuária da região, já conhecia o trabalho de Júlio, um excelente produtor e empresário, que contribui para o crescimento da economia baiana frente ao grupo da família”, disse.
O ex-governador Nilo Coelho, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça, o presidente Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), João Martins, o deputado federal Mário Júnior, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Geraldo Machado, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen, e o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Celestino Zanella, marcaram presença no evento.
O Júlio
Nascido no município de Casca, no Rio Grande do Sul, em 04 de fevereiro de 1961, Júlio César Busato chegou à Bahia em 1988, ao lado do pai, Hélio Busato, e arrendou uma fazenda de 880 hectares, no Oeste. Ele escolheu a Bahia para desenvolver-se como agricultor e empresário e, juntamente com sua família, fixou raízes em Barreiras. A união de dificuldades e histórias similares permitiu em 1990 a criação da AIBA, sendo um dos sócios fundadores.
A trajetória de sucesso do engenheiro agrônomo ajudou na consolidação da região Oeste como um dos maiores polos agrícolas do Brasil. “Antes ninguém queria as terras da região”, lembrou Busato. Ao logo dos anos, ele se dedicou as questões institucionais e, diante da sua liderança e perfil de empresário de sucesso, foi eleito para o cargo de presidente da AIBA no biênio 2013-2014.
Assessoria de Comunicação
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
Tel/Fax: 71. 3116-8461