A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab),órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), apreendeumais de 3.200 avesna última quarta-feira (20), no município de Jacaraci. Os animais foram encaminhadosao abate inspecionado no frigorífico Avinor Avícola do Nordeste LTDA e as 6,5 toneladas de carne de frango serão entregues às Voluntárias Sociais do Estado para distribuiçãoentre as entidades carentes do município de Vitória da Conquista.
As aves apreendidas estavam sendo transportadas sem documentação sanitária e Guia de Trânsito Animal (GTA) na divisa da Bahia com Minas Gerais com origem do estado de São Paulo. As ações rotineiras de fiscalização móvel realizadas pela Adabbuscam evitar a introdução ou reintrodução de enfermidades na Bahia e o tráfego irregular de animais sem GTA.“O controle do trânsito de animais é fundamental para a manutenção da sanidade animal no Estado e a GTA permite rastreabilidades dos animais, evitando a introdução de doenças que coloquem em risco a população ou causem prejuízos aos produtores e aos demais segmentos econômicos”, diz o Coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Pacheco.
“Atualmente somos o único estado da Federação reconhecido pelo Ministério da Agricultura (Mapa) com status B, a melhor classificação dentro do Programa Nacional de Sanidade Avícola”, ressalta o Diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal. A Bahia ainda está classificada como livre de Influenza Aviaria (gripe aviaria) e Doença de Newcastle nos plantéis avícola industrial.
Ascom / Adab