A defesa agropecuária foi tema do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária da Região Nordeste (Fonesa Nordeste), realizado na manhã dessa quarta, em Teresina (21), com representantes do Piauí, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Sergipe e Bahia. Para o diretor-geral da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Maurício Bacelar, o evento precedeu o encontro do Consórcio dos Governadores do Nordeste que acontece na capital piauiense, com o objetivo de assegurar a inclusão da temática da defesa animal, vegetal e inspeção na pauta das discussões gerais. A abertura do Fonesa contou com a presença do governador do Piauí, Welington Dias.
Uma Carta foi preparada pelos representantes da Defesa Agropecuária para ser entregue ao governador da Bahia, Rui Costa, que preside o Consórcio dos Governadores do Nordeste. “O pensamento conjunto é que o consórcio se posicione favorável ao nosso pleito, de fundamental importância para o agronegócio”, enfatiza Maurício. A Bahia interage com Maranhão e Piauí, na cultura da soja, e com Pernambuco, na região do Vale do São Francisco, no cultivo das frutas.
Entre os pontos pleiteados pela Fonesa na Carta entregue ao Consórcio está o fortalecimento da Defesa Agropecuária com inserção desta no Consórcio; Apoiar e agilizar, junto à Bancada Federal, a tramitação do PL 9281/2017 que disciplina o repasse de recursos federais aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios para apoio às ações de defesa agropecuária; Buscar junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) aporte de recursos financeiros para investimentos nos órgãos de defesa agropecuária e uma forma de coparticipação da União no financiamento das ações de prevenção, controle e erradicação de doenças dos animais e pragas dos vegetais; Apoiar a adesão e implantação dos estados nordestinos ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) – POV (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal); Instituir um Sistema Informatizado Único de Defesa Agropecuária para todos os Estados do Nordeste.