Dirigentes das agências de defesa agropecuária do país estão reunidos em Belo Horizonte para o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). No encontro, que acontece em paralelo ao 1º Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas (SENAGRI), o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz, foi eleito presidente da região Nordeste. As lideranças do segmento dialogaram sobre uma extensa pauta relacionada ao futuro do setor, avaliando os avanços, trocando experiências e definindo os novos rumos para a zoofitossanidade da pecuária e agricultura.

Entre os temas discutidos, os gestores analisaram a “Influenza aviária: preparação dos estados, liberação de recursos via convênio, definição de zonas livres e zonas com focos, diagnóstico laboratorial”, “Situação da logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos no Brasil”, “Fiscalização do comércio ambulante de mudas”, “Adesão ao SISBI-POV - inspeção de bebidas”, entre outros quesitos relativos às áreas de sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos.  

“O Fórum é uma organização de extrema importância para fomentar as atividades de defesa agropecuária no país. Os desafios e conquistas precisam ser discutidos e compartilhados conjuntamente para que os estados possam avançar, respeitando as especificidades de cada região”, destacou o diretor geral da Adab e agora presidente do Fonesa Nordeste, Paulo Sérgio Luz. “Dessa forma, é fundamental a unificação de ações para que o segmento tenha a devida capilaridade e cumpra com seu papel na sociedade”, afirmou o gestor da Bahia. O objetivo do Fonesa é promover o avanço da defesa agropecuária com envio de sugestões ao Ministério da Agricultura como contribuição para o desenvolvimento do setor.

Na programação do encontro os gestores colocaram em pauta os convênios com Ministério da Agricultura para repasse financeiro conforme necessidade de cada Estado, objetivando aplicação ordenada que garanta a boa execução das atividades, o Plano Estratégico de retirada da vacina contra febre aftosa, alteração da IN 08/2012 que define o diagnóstico de raiva dos herbívoros, além de procedimentos e ajustes necessários à melhoria do SISBI-POA.

Ascom Adab 14.06.23

Tel. (71) 3194-2044/ 99948-8385