O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou hoje (15), o segundo caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na Bahia.  Dessa vez a ocorrência foi verificada no município de Prado, dia 13 de junho, no Litoral Sul do estado, distante 50km de Caravelas, onde foi identificado o primeiro foco na última semana. Em ambos os casos, a IAAP foi confirmada em aves silvestres da espécie Trinta-réis-real e nos locais onde elas foram encontradas não existem estabelecimentos avícolas próximos.

O MAPA reforça que a produção comercial no país segue livre da doença. Portanto, o status sanitário do Brasil e da Bahia continuam como Livre de IAAP perante a Organização Mundial de Saúde Animal. Vale salientar que a Influenza Aviária não é transmitida através da ingestão de carne de frango e ovos, podendo a população consumir esses produtos normalmente. Também não há quaisquer problemas quanto ao abastecimento  de carne e ovos na Bahia ou no Brasil.

Por fim, as entidades reforçam as medidas de prevenção junto à sociedade ao não tocar em aves silvestres residentes ou migratórias, com sintomas respiratórios ou nervosos, mortas ou doentes. Nesses casos, a população deve entrar em contato com o INEMA através do Disque Fauna (71) 99661-3998. Se a mesma sintomatologia acontecer em aves domésticas, o contato deve ser feito no escritório da Adab mais próximo da ocorrência ou pelo número PESA (71) 99627-9797. Os órgãos reiteram a convocação feita a todos os produtores da avicultura comercial e pequenos produtores da Bahia para a manutenção da biosseguridade dos plantéis, atendendo às diretrizes estabelecidas pelos governos e as agroindústrias.

ASSINAM

Inema -Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Adab- Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia

Faeba - Fundo de Amparo do Desenvolvimento e Defesa Sanitária Avícola do Estado da Bahia

Aba -Associação Baiana de Avicultura

Coesa - Comitê Estadual de Sanidade Avícola Governo do Estado da Bahia

Ministério da Agricultura e Pecuária