Os primeiros queijos finos de cabra baianos, devidamente certificados, produzidos conforme as normas sanitárias exigidas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), serão apresentados na EXPOVALE 2016, em Juazeiro, no próximo mês de maio. Essa é uma ação experimental do Projeto Cabra Produtiva e Rota do Leite, que pretende organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite no Estado, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a agroindustrialização, com produção especializada de queijos de cabra. “Este é um projeto embrionário que nasce na Seagri, e tem potencial de mudar a realidade da caprinocultura da Bahia, promovendo inclusão social e agregação de valor ao produto”, constatou o secretário Vitor Bonfim.

 

O Cabra Produtiva foi apresentado para alguns representantes do segmento nesta terça-feira (5), a exemplo do presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (Accossf), Salvador Santana Júnior, além do presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (Alba), deputado Roberto Carlos e do prefeito de Filadélfia, Antonio Barbosa Júnior, município que se destaca na caprinocultura de leite.

 

O projeto vai apoiar a realização de torneios leiteiros previstos para acontecer nas exposições agropecuárias de Juazeiro (EXPOVALE), Uauá, Senhor do Bonfim e Salvador (Fenagro 2016), incentivando a melhoria da qualidade genética, com participação de animais vindos de diversos estados brasileiros. A Seagri distribuiu animais geneticamente melhorados, uma das ações de convivência com a seca realizada durante no último período de estiagem prolongada, o que incentivou a melhora da qualidade da caprinocultura no Estado e expandiu ainda mais a atividade.

 

As primeiras amostras de queijos de cabra, também com variedades a base de vinhos e cachaça, serão apresentadas ao público e aos grandes comerciantes do produto no Estado. A matéria-prima será fornecida por um dos três laticínios certificados pela Adab, e fabricado com auxílio de um profissional especializado em tecnologias de produção de queijos e certificação pela agência. O projeto também recebe apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na rotulagem e embalagem dos produtos, de outras secretarias do Estado ligadas ao segmento, e deverá levar a marca da associação de caprinos do município. O Sistema Faeb/Senar também dará suporte, através de capacitação e treinamento dos produtores, com cursos já programados para acontecer nos próximos dias 15,16 e 17 deste mês.

 

 

Fonte: Ascom Seagri – 6 de abril de 2016

71.3115.2794 / 3115.2737 / 98718.2872