Na manhã de hoje (21) aconteceu a desossa experimental do Frigorífico Regional de Alagoinhas (Frigoalas). A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), orientou para a implantação da primeira sala de desossa da Região Agreste de Alagoinhas / Litoral Norte e acompanhou todo o processo de separação dos cortes cárneos e produtos, a exemplo de carne do sol, espetinhos e temperados. O objetivo da Adab é incentivar e estruturar a cadeia de carne no Estado.

A capacidade de desossa é de 200 carcaças a cada 6 horas, podendo ser bovinas ou suínas. De acordo com o proprietário do Frigoalas, Paulo Dantas, com a implantação da estrutura atrelada ao abatedouro frigorífico, mais de 60 empregos diretos foram gerados. “O objetivo deste empreendimento, que custou cerca de R$ 9 milhões, é ampliar o fornecimento de produtos cárneos inspecionados e de qualidade para os estabelecimentos comerciais da região, mas, principalmente, de Salvador, para uma rede de varejo do mesmo grupo de empresários”, disse o responsável legal.

O diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, explica que a iniciativa completa o ciclo da produção de carne, desde a certificação de origem do animal, passando pelo abate inspecionado e desossa, até a comercialização junto ao consumidor final. “O Frigoalas é um exemplo de autossuficiência na produção cárnea baiana, proporcionando uma melhoria das práticas de distribuição e comercialização, com maior controle das condições higiênico-sanitárias dentro das unidades”, reforçou Torres.

Assim como o Frigoalas, existem mais 03 abatedouros com a sala de desossa. “Nossa proposta é dar sustentabilidade à cadeia da carne, combater o abate clandestino, já que a estrutura poderá receber as carcaças de outras unidades, e assegurar a alimentação da população com a oferta de carne sadia”, enfatizou o Diretor de Inspeção da Adab, Adriano Bouzas, lembrando que tudo isso aliado à sustentabilidade ambiental, social e econômica.

O Frigoalas já está apto para a abertura de mercado em outros estados, pois atualmente é o único abatedouro bovino com o cadastro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA), que concede a equivalência com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), podendo ampliar o comércio interestadual de produtos de origem animal da Bahia nas diversas escalas de produção em todo o país.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461