A 1ª etapa de vacinação contra a Febre Aftosa em 2022 se encerra na amanhã (31) em todo o estado. Os criadores terão até esta terça-feira para imunizar seus animais e declarar a vacinação pelo site da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ou no escritório da autarquia mais próximo da sua propriedade. Como a oferta de vacinas foi satisfatória durante todo mês e os índices vacinais estão dentro do esperado não haverá prorrogação da campanha.

A Bahia possui cerca 12 milhões de cabeças de gado, sendo que nesta etapa, a vacinação é obrigatória apenas para bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade, ou seja, aproximadamente 4,3 milhões de animais jovens. A expectativa é que o índice de imunização supere os 90%. “O Estado já é reconhecido como Zona Livre de Febre Aftosa com vacinação e, para a suspensão da vacina, é necessária a obtenção de altas taxas de imunização do rebanho”, explica o diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola.

Vale lembrar que a partir do dia 01 de Junho a vacina só é vendida mediante autorização da Adab. Já a declaração da vacinação pode ser feita até 15 de Junho na unidade local da Adab mais próxima ou pelo site www.adab.ba.gov.br.

“Os produtores que não vacinarem seus rebanhos terão suas propriedades bloqueadas para trânsito dos animais, além de incorrerem em multa por não vacinação de R$53,20 por cabeça”, adverte o Coordenador do Programa Nacional de Vigilância e Erradicação Contra a Febre Aftosa na Bahia (PNEFA-Ba), José Neder, destacando que outro aviso importante é sobre a entrega da geolocalização das propriedades, “ferramenta fundamental para a defesa agropecuária. Por isso, em breve, a propriedade que não estiver com as coordenadas geográficas referenciadas no cadastro da Adab, ficará bloqueada no sistema de defesa da Agência”, finaliza.