A Bahia é livre de Peste Suína Clássica (PSC) no Brasil desde 2001, com reconhecimento internacional em 2016. Como parte do Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos, a Agência de Defesa Agropecuária (Adab), participa do Exercício Simulado de Emergência Zoosanitária em Peste Suína Africana (PSA), até o próximo dia 26, em Florianópolis, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Agência de Defesa de Santa Catarina (Cidasc). Serão abordados aspectos clínicos e epidemiológicas da PSA e PSC, procedimentos para atendimentos às suspeitas de doenças hemorrágicas, biosegurança, colheita e preparo de amostras, eliminação de focos, vigilância, controle de trânsito, epidemiologia e informação.

“A capacitação técnica dos especialistas sempre esteve entre as prerrogativas de trabalho da Agência, ainda mais quando a atividade tem o propósito de auxiliar na manutenção de status sanitários importantes para a Bahia”, frisa o diretor geral da Adab, Lázaro Pinha, enfatizando que treinamentos como esse fortalecem a defesa agropecuária. Em 2022 a Adab deu início às ações do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos para demonstrar a ausência de PSC e PSA nas populações de suínos domésticos.

Por isso, para o diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Spínola, o corpo técnico deve estar preparado para atuar, caso ocorra uma introdução de uma nova doença ou reintrodução de alguma enfermidade suína no país. “O reaparecimento de novos focos de PSC nos estados do Ceará, Piauí e, recentemente, no estado de Alagoas, traz uma grande preocupação de reforçar as ações nestas divisas de estados, então, a capacitação de nossos especialistas é fundamental para o desenvolvimento das ações em campo”, avalia Spínola, informando que o Coordenador do Programa de Suínos da Adab, Rui Leal, participa do treinamento junto com o médico veterinário e fiscal agropecuário da Agência, Iram Ferrão, este como instrutor. Equipes do Chile e Argentina também compõem o grupo.

Dentro do Plano de Contingência para PSA, serão abordados os níveis tático e operacional. “Temos que nos preparar para ações de resposta frente a uma emergência zoosanitária para capacitação de médicos veterinários pertencentes ao Serviço Veterinário Oficial, sabendo como atuar em parceria com diversas equipes e instituições, trocando informações e experiências. Mesmo que não ocorra introdução ou reintrodução de enfermidades, já estaremos capacitados para intervir”, finaliza Coordenador do Programa de Suínos, Rui Leal, ressaltando que, ao detectar animais apresentando os sintomas da PSC ou PSA, o produtor precisa notificar imediatamente a Adab.

Ascom Adab 22/11/2022
Tel. 3194-2044/99948-8385