Começou ontem (10) e segue até o próximo dia 14 de setembro o III Curso de Colheita para Coleta de Amostras Animais. Voltado para médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, o treinamento tem carga horária de 40 horas e conta com a participação de 50 pessoas. O evento acontece no Centro de Desenvolvimento da Pecuária da Universidade Federal da Bahia (CDP) em Oliveira dos Campinhos, distrito de Santo Amaro, município próximo a Feira de Santana.

O curso tem como objetivo atualizar os médicos veterinários da Adab e padronizar suas ações em campo. “A confiabilidade e qualidade dos testes laboratoriais, além da interpretação dos resultados, dependem primariamente do preenchimento adequado de requisições e formulários, de uma boa colheita, acondicionamento e remessa das amostras biológicas ao laboratório a que se destinam”, justificou o Diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, lembrando que o evento está sendo realizado através do Laboratório de Sanidade Animal (LADESA).

As temáticas envolvem colheita de amostras do sistema nervoso central, pele/mucosas, sistema circulatório e linfático, respiratório, osteoarticular e gastrointestinal, além de aves, suínos e animais aquáticos que foram divididas em partes teóricas e práticas.

Todas as atividades contam com o apoio do Fundo de Apoio a Pecuária do Estado da Bahia (Fundap), do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Centro Industrial Subaé (CIS).

Ascom / Adab